sábado, 20 de agosto de 2011

PLATINUM Makes Cannes’ Shortlist


The image created for WWF by Publicis-Paris with mimicked animals in a forest was selected for Cannes’ shortlist.


Platinum entra para o shortlist de Cannes. A imagem criada para WWF pela Publicis- Paris com animais mimetizados na floresta foi selecionada para o shortlist de Cannes





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Imagem da PLATINUM é vendida por 9 dólares na Rússia como capa de passaporte.


Parece que os russos são mesmo nossos fãs. A última novidade veio do modaprint.com.ru, um site que confecciona capas para passaportes.


Dentre as várias imagens que o cliente pode escolher, está uma imagem chamada Endless Summer, que na verdade chama-se Sundown Park, uma imagem que fizemos para o cliente Sundown através da agência DM9. Tudo, claro, sem nosso consentimento ou qualquer indenização.


Ficamos felizes pelo sucesso do estúdio entre nossos camaradas mas eles podiam, ao menos, dividir os lucros. 

P.S: No final das contas, achamos a ideia legal e acabamos encomendando algumas...




Platinum’s Image sells for $ 9 in Russia as a passport cover.


It seems that the Russians are really our fans. The latest news came from modaprint.com.ru, a website that manufactures passport covers. Among the various images that the customer can choose from, there is an image called Endless Summer that belongs to Platinum.


The image is actually called Sundown Park, an image that we created for Sundown through the agency DM9. Everything, of course, without our consent or any compensation. We are thrilled with the success of the studio among our comrades but they could at least split the profits. 


P.S: In the end, we thought the idea was kind of cool and ordered a few...




quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Stolen Art



Italian artist Max Papeschi sparked controversy by announcing the auction of his mother in an art gallery in Geneva. However, the picture that the artist gives to the media to publicize the event belongs to the Brazilian photo studio Platinum FMD, and the alleged mother is actually a model. The original photo can be found here or at the studio’s website www.platinumfmd.com.br  in the People section.



Arte roubada 

O artista italiano Max Papeschi gerou polêmica ao anunciar o leilão de sua mãe em uma galeria de arte em Gênova. Porém, a foto que o artista cede aos meios de comunicação para divulgação do evento pertence ao estúdio de fotografia brasileiro Platinum FMD, e a suposta mãe é na verdade uma modelo. A foto original pode ser encontrada aqui ou no site da Platinum.





Platinum recebe prêmio da PDN com capa de livro de Stephen King



No dia 14 de janeiro de 2009, recebemos um e-mail de nosso agente em NY dizendo que Stephen King era fã do nosso trabalho e queria que fizéssemos a capa do seu próximo livro Under the Dome. Em anexo veio um sketch do próprio Stephen king com a ideia para a capa: uma cidade envolta em um domo invisível com o que parecia ser um homem na frente. 

Aceitamos o trabalho sem pestanejar. Afinal, era Stephen King, o mestre do terror na literatura moderna!

O primeiro passo foi ler o manuscrito e descobrir quem era aquele homem no desenho do Sr. King, mas ninguém conseguiu explicar. Foi quando resolvemos perguntar para o nosso agente. “Homem? Que Homem? Aquilo é um cachorro!” 

Resolvido o mistério do desenho, reunimos a galera e fizemos um concept caprichado com as idéias do Sr. King e outras sugestões nossas, como o acidente de avião. Afinal, a Platinum adora uma imagem dramática. 

No final das contas, fizemos um trabalho em conjunto e o resultado ficou tão bom que recebemos o Prêmio de Fotografia da revista PDN na categoria Corporate Design de 2010.


Platinum FMD

Platinum wins PDN's Photo Annual Award with Stephen King's book cover



On January 14, 2009 we received an email from our agent in New York saying that Stephen King was a fan of Platinum’s work and wanted us to do the cover of his new book Under the DomeAttached was a sketch from Stephen King himself with the idea for the cover: a city shrouded in an invisible dome with what looked like a man in the forefront.

We accepted the job without hesitation. After all, it was Stephen King, the master of horror in modern literature! 

The first step was to read the manuscript and find out who was that man in Mr. King’s sketch, but nobody could say. That's when we decided to ask our agent: "Man? What Man? That is a dog!" 

Mystery solved, we gathered the team and created a nice concept with Mr. King's ideas and some suggestions of our own, like the plane crash. After all, Platinum loves a little drama.

In the end, it was a joint effort and the result was so good that we received PDN’s Photo Annual Award in the category of Corporate Design, 2010.



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Imagem copiada da Platinum vence concurso na Rússia



O estúdio teve uma grande surpresa ao ver uma de suas imagens em um site da Citröen Rússia. Como o site estava todo em russo, demoramos para perceber que se tratava de um concurso, e que nossa imagem era nada mais, nada menos, que a grande vencedora.

O autor aparece como Solopov Valery A., de quem nunca ouvimos falar, e como grande vencedor recebeu um tablet da Wacom. O concurso, promovido pela Citröen Rússia para o lançamento do novo modelo DS3, consiste de três etapas. Na primeira, o site recebeu mais de mil imagens, e o júri, que incluía o CEO da empresa, escolheu a imagem da Platinum para o primeiro lugar. 

Aliás, a imagem original foi encomendada em 2005 pela Vodafone, uma multinacional de telefonia, através da agência Kaspen da República Tcheca. O estúdio já tentou entrar em contato com o site da Citröen mas ainda não obteve resposta.

Esta não é a primeira vez que a Platinum tem uma de suas imagens furtada. A imagem que mais sofre com esse tipo de crime é a famosa Chama de Água encomendada pela Amanco em 2006 através da DM9.


Platinum FMD


 Essa imagem também chegou a vencer um concurso no México da marca de tequila Jose Cuervo. Nesse caso, o estúdio entrou em contato com os organizadores do concurso e o vencedor teve que devolver o prêmio, além, é claro, de passar pela humilhação de ser desmascarado em diversos veículos de comunicação de seu país. Mesmo porque, de acordo com as regras do concurso, o vencedor cedia os direitos da imagem para a Jose Cuervo que poderia usá-la inclusive para publicidade.

Outra imagem surrupiada do estúdio foi o premiado polvo, encomendado pela Falmec através da agência McCann em 2004. Pegando uma carona na fama do polvo Paul da copa de 2010, e na Platinum, a empresa farmacêutica Andrómaco lançou a campanha de um antigripal no Chile com a imagem ao fundo, assim, na maior cara de pau.

Felizmente, os casos de roubo de imagens para campanhas publicitárias são raros e, quando descobertos, dificilmente ficam sem conseqüências. 

Platinum FMD


Image stolen from Platinum wins Citroen’s contest in Russia



The studio had a big surprise to find one of its images on Citroen Russia’s website. Since the website was all in Russian, it took us some time to realize that it was a contest, and that our image was nothing more, nothing less, than the winner.

The “author” appears as Solopov Valery A., whom we've never heard of, and as the winner he received a Wacom tablet. The contest, sponsored by Citroen Russia to launch its new model DS3, consisted of three stages. On the first stage, the website received over a thousand images, and the jury, which included the company's CEO, chose Platinum’s image as the winner. 

By the way, the original image was commissioned by Vodafone in 2005, an international phone company, through the agency Kaspen from Czech Republic. The studio has tried to contact the website without success.



This is not the first time Platinum has one of its images stolen. The image that suffers most from this type of crime is the famous Water Flame commissioned by Amanco in 2006 through DM9.

This image also came to win a competition in Mexico for Jose Cuervo, a tequila brand. In this case, the studio got in touch with the contest’s organizers and the winner had to return the award, in addition, of course, to being unmasked in several media outlets in his country. Especially since, according to the rules of the contest, the winner ceded the rights of the image to Jose Cuervo, that could even use it in its advertising campaigns.


Platinum FMD


Another image pilfered from the studio was the award-winning Octopus, commissioned by Falmec through McCann in 2004. Hitching a ride on the fame of Paul, the FIFA’s World Cup octopus in 2010, and Platinum, the pharmaceutical company Andrómaco launched an anti-flu campaign in Chile with the image in the background.

Fortunately, cases of image theft in advertising are rare and, when discovered, are hardly inconsequential.

Platinum FMD

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Platinum signs with agent in Italy

The agency L&A Artist srl located in Milan is now working with Platinum FMD in Italy.


PLATINUM assina contrato com agente na Itália
A agência L&A Artist srl em Milão passa a responder pelos trabalhos da Platinum na Itália.


http://www.l-artist.com/

Platinum signs the campaign to launch the legendary Camaro


Camaro’s fifth-generation rescues the aggressive design from the 60’s classic. Therefore, the car is bad ass, and to follow the aggressive style characteristic of this iconic muscle car, the agency WMcCann hired Platinum to translate the concept into images. 

The idea was to give the car a defiant appeal. Unlike other campaigns where the car goes through an ordinary city, the Camaro goes into a city more underground, like Gotham City. "One
 city that was used for base was New York. The other city was assembled with buildings from Chicago. We have also distorted the perspective of the buildings so everything would look more aggressive and Leo photographed the car from bold angles. The Art Director Carlos Murad also helped a lot, always encouraging audacious images," said Platinum's partner, Flavio Albino.




Platinum assina campanha de lançamento do legendário Camaro


A quinta geração do Camaro resgata seu design agressivo em uma homenagem ao clássico dos anos 60. O carro veio invocado e, para acompanhar o estilo agressivo dos muscle cars, a agência WMcCann contratou a Platinum para traduzir o conceito em imagens.

A idéia é dar um ar de malvado ao carro. Diferentemente das outras campanhas em que o carro anda por uma cidade normal, o Camaro anda em uma cidade mais underground, meio Gotham City. "
Uma cidade base que utilizamos foi Nova Iorque. A outra foi montada com prédios de Chicago. Distorcemos a perspectiva dos prédios para que tudo ficasse mais agressivo e o Leo fotografou o carro por ângulos mais ousados. A Direção de Arte de Carlos Murad ajudou bastante, sempre incentivando a ousadia das imagens," disse um dos sócios do estúdio, Flávio Albino.

O resultado pode ser conferido com mais detalhes no site da Platinum.






Platinum FMD