quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Imagem copiada da Platinum vence concurso na Rússia



O estúdio teve uma grande surpresa ao ver uma de suas imagens em um site da Citröen Rússia. Como o site estava todo em russo, demoramos para perceber que se tratava de um concurso, e que nossa imagem era nada mais, nada menos, que a grande vencedora.

O autor aparece como Solopov Valery A., de quem nunca ouvimos falar, e como grande vencedor recebeu um tablet da Wacom. O concurso, promovido pela Citröen Rússia para o lançamento do novo modelo DS3, consiste de três etapas. Na primeira, o site recebeu mais de mil imagens, e o júri, que incluía o CEO da empresa, escolheu a imagem da Platinum para o primeiro lugar. 

Aliás, a imagem original foi encomendada em 2005 pela Vodafone, uma multinacional de telefonia, através da agência Kaspen da República Tcheca. O estúdio já tentou entrar em contato com o site da Citröen mas ainda não obteve resposta.

Esta não é a primeira vez que a Platinum tem uma de suas imagens furtada. A imagem que mais sofre com esse tipo de crime é a famosa Chama de Água encomendada pela Amanco em 2006 através da DM9.


Platinum FMD


 Essa imagem também chegou a vencer um concurso no México da marca de tequila Jose Cuervo. Nesse caso, o estúdio entrou em contato com os organizadores do concurso e o vencedor teve que devolver o prêmio, além, é claro, de passar pela humilhação de ser desmascarado em diversos veículos de comunicação de seu país. Mesmo porque, de acordo com as regras do concurso, o vencedor cedia os direitos da imagem para a Jose Cuervo que poderia usá-la inclusive para publicidade.

Outra imagem surrupiada do estúdio foi o premiado polvo, encomendado pela Falmec através da agência McCann em 2004. Pegando uma carona na fama do polvo Paul da copa de 2010, e na Platinum, a empresa farmacêutica Andrómaco lançou a campanha de um antigripal no Chile com a imagem ao fundo, assim, na maior cara de pau.

Felizmente, os casos de roubo de imagens para campanhas publicitárias são raros e, quando descobertos, dificilmente ficam sem conseqüências. 

Platinum FMD


Nenhum comentário:

Postar um comentário