terça-feira, 23 de julho de 2013

Platinum entrevista o Diretor de Arte Ricardo Alonso



Ricardo Alonso é brasileiro, tem 31 anos e já trabalhou nas agências Loducca, F/Nazca Saatchi & Saatchi, McCann Erickson e TBWA. Atualmente trabalha na Leo Burnett Tailor Made. Ricardo trabalhou com a Platinum na campanha institucional da Samsung para a Copa do Mundo onde foram feitas mais de 3 mil fotos para a realização de 105 anúncios para toda America Latina.


1- Como chegaram ao conceito da campanha?

O cliente nos pediu uma plataforma de campanha para a Copa de 2014, em que gostaria de inserir seus produtos, e que não fosse algo apenas institucional, apesar de ter um peso institucional. E como a Samsung se posiciona como a marca que possui os produtos que são uma janela para novas descobertas, o Boost your Passion (conceito da campanha) caiu como uma luva para a marca. Onde os produtos tem o poder de potencializar a paixão dos que torcem pela seleção. E conseguimos trazer também uma linguagem visual bem poderosa e marcante.





2- Como definiria seu estilo de trabalho?

Bom, sou da escola dos que são apaixonados pela print, pelo design, tipografia...mas sobre estilo, é dificil dizer isso porquê quem tem estilo é artista plástico, o diretor de arte nāo pode ter essa pretençāo, e sim direcionar da maneira que for mais inédita, a linguagem ideal que se encaixa com determinada ideia. Agora, o meu gosto é mais voltado para coisas mais gráficas, a tipologia perfeitamente bem escolhida... a foto que teve um crop mais diferente... Coisas simples assim. Prefiro um puta alltype que tem uma mensagem forte do que uma puta imagem que esconde uma ideia mediana. 




3-Na sua carreira, teve algum trabalho que mais te marcou? Por quê?

Acho que esse de Samsung que fizemos, com certeza ficou muito marcado pelo tamanho que foi. Fechamos São Januário com mais de 500 figurantes, 3 fotógrafos, vários produtores. Que resultou num total de 105 anúncios diferentes para a América Latina toda. Enfim, foi um esquema gigantesco
para uma produção fotográfica.


  
4- Pontos positivos e negativos da profissão.

Muita gente acha que criativo trabalha demais e que sofre uma carga de stress muito grande... eu concordo em partes. Em todos os lugares que passei, encontrei sempre um ambiente legal, com pessoas, na média, também muito legais. Ok, trabalha-se muito sim, mas como qualquer profissão tem-se
que trabalhar bastante para se fazer algo com excelência. E outra coisa: se você faz algo que realmente gosta, tudo é prazeroso, independente de que profissão seja. Mas, ainda to esperando os iates, champagnes e mulheres de biquini que me prometeram na faculdade.. rs.




5- Como vê o mercado atual. Qual dica você daria para quem está
começando?

Olha, eu já sou da época em que existem muitas pesquisas, clientes recém-formados e cheios de opiniões mal interpretadas do livro do Kotler, enfim, milhões de barreiras até o trabalho sair na rua. Aquela "burocracia" toda. Então, acho eu que antes deveria ser mais divertido, porém a realidade é essa e temos que nos adaptar a isso. Ainda acho que uma boa idea dá pra se salvar, mesmo com todos esses problemas de percurso. Então eu sugiro pra quem está começando, é isso: não desanimar trabalhar duro que tudo vai dar certo, ainda dá para se divertir muito em agências - já está tarde, mas a festa ainda tá boa :)









Você também pode conferir os trabalhos de Ricardo Alonso no link:








segunda-feira, 8 de julho de 2013

Imagem da Platinum ganha capa da Archive por voto popular



A imagem do splash de carne feita pela Platinum para a Êxito Water, na Colômbia, através da agência Sancho BBDO, ganhou a capa da revista Luerzer’s Archive por voto popular no Facebook.
Apesar de ter sido adicionada no último minuto para concorrer à capa, visto que, de acordo com a revista, imagens com pessoas e animais costumam ser mais populares do que imagens com objetos inanimados, o splash de carne ganhou por uma maioria avassaladora: foram quase mil votos a mais do que o segundo colocado!
Para se ter uma ideia, a imagem obteve 78% de votos a mais do que a capa do ano passado, sendo que essa votação quebrou o recorde de votos da revista com 11.412 votos no facebook.
E mais um recorde quebrado: ficamos muito felizes de ter contribuído para um momento histórico da propaganda colombiana pois essa foi a primeira vez que a Colômbia tem uma imagem como capa da Archive em 29 anos de existência da revista. Obrigado a todos que votaram.
Confira a matéria da Archive no link abaixo:

Platinum’s Image wins the cover of Archive by popular vote
The image of the splash of meat made ​​by Platinum  for Êxito Water in Colombia through Sancho BBDO agency, made ​​the cover of  Luerzer’s Archive by popular vote on Facebook.
Despite having been added at the last minute to run for cover, since, according to the magazine, pictures with people and animals tend to be more popular than pictures with inanimate objects, the splash of meat won by an overwhelming majority:  almost one thousand votes more than the second place!
To get an idea, the image got 78% more votes than last year’s cover, and broke the magazine’s record with 11,412 votes on Facebook.
And another record broken: we are very happy to have contributed to a historic moment in Colombian propaganda because this is the first time that Colombia has an image as the cover of Archive in 29 years of the magazine. Thanks to everybody that voted.
Check out the article in the Archive link below: