quarta-feira, 20 de abril de 2016

Platinum recria estátuas chinesas famosas para Field Museum de Chicago



Quando um simples fazendeiro chinês resolveu cavar um poço na província de Shaanxi, jamais imaginou que estaria descobrindo o mausoléu de Qin Shihuang, o primeiro imperador da china, e, com ele, seu exército de guerreiros de Terracota, por volta de 8 mil deles.

Qin Shihuang chegou ao trono com apenas 13 anos e, antes de completar 40, havia conseguido acabar com a disputa entre os 7 estados que clamavam pela dominação regional e estabelecido a união do sistema de escrita, medidas e moeda que permitiu que a China se mantivesse unida até os dias de hoje.

Desde a descoberta, o terreno tem sido explorado por arqueologistas que trabalham para reconstituir e manter as estátuas.

O Field Museum, em parceria com o museu da República da China, está recebendo a exposição dos Guerreiros Terracota e, para isso, precisou de uma reprodução realista das 3 estátuas mais famosas: O General, O Cavaleiro e O Arqueiro Ajoelhado. 

As estátuas foram feitas em 3D em 360 graus à partir de fotos, já que ainda não estavam à disposição do museu na época do trabalho. A textura também foi muito importante pois tinha que ser fiel à original. A paisagem também foi feita pela Platinum, que utilizou fotos e banco de imagens, sendo que todas precisavam fazer alguma referencia ao Imperador.


Comissionada pela agência DDB Chicago,  a campanha conta com Dan LaVigne na Direção de Arte e pode ser conferida aqui ou no nosso site.




quarta-feira, 13 de abril de 2016

Há exatos seis anos, saiu a matéria do pavilhão do Vasco na campanha do Photoshop




Uma das matérias sobre o estúdio que mais gerou repercussão, a campanha do novo Photoshop para a Adobe com a caravela e a bandeira cruzmaltina, completa hoje seis anos.  Nela, nosso designer, Flávio Albino, aproveitou que o tema era navegação e tratou de colocar o símbolo do time do coração na imagem.
A matéria chegou a ser uma das mais lidas no site do Globo e até hoje é comentada pelos fãs do estúdio ou do Vasco.
“Não esperava ter a repercussão que teve. Já tinha inserido símbolos e o nome do time em outros trabalhos, mas esse foi imbatível. Tem torcedor que comenta sobre isso comigo sem nem saber que fui eu que fiz. É muito engraçado,” diz Flávio Albino, nosso diretor de pós-produção.
Outro trabalho que recebeu uma referência do designer foi a capa do livro “The wind through the keyhole” do aclamador autor de suspense Stephen King, onde um observador mais atento pode perceber uma pequena cruz vermelha na camisa do menino.
“Nesse a referência é bem sutil, quase não dá pra ver. É mais para deixar uma pequena marca pessoal mesmo. É difícil ter a oportunidade de conseguir encaixar o tema com o pavilhão. O do Photoshop só funcionou mesmo porque era uma caravela e tinha a ver com desbravamento. Talvez nunca mais consiga fazer isso. Mas já valeu a experiência, ainda mais por se tratar do Photoshop. Afinal, estava fazendo a propaganda da ferramenta que eu uso no trabalho. Juntou tudo em algo que foi muito especial para mim, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente.”

Se você não leu a matéria ou gostaria de relembrá-la, pode acessar no link!

http://globoesporte.globo.com



sexta-feira, 1 de abril de 2016

Platinum e a vencedora do oscar, Framestore, juntas para campanha da ASDA


A nova campanha da rede de supermercados ASDA para a páscoa não economizou. Contou com a vencedora do oscar de efeitos especiais no filme Gravity para o vídeo e a Platinum para a parte impressa. O objetivo era fazer uma galinha de chocolate gigante que “choca”os ovos de páscoa no telhado do supermercado.

“Tivemos que reproduzir a frente da loja em 3D e depois colocar a galinha no telhado. Recebemos muitas referencias da agência de como deveria ser a loja e o letreiro. Apesar de não aparecer muito, o landscape tinha que ter um ar britânico também.”


A ASDA é uma das maiores cadeias de supermercados da Inglaterra. Comissionada pela agência VCCP London, a campanha conta com Elias Torres na direção de arte e pode ser conferida aqui no nosso blog.